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7 jul

Formação de equipe de vendas

Com a constante evolução do mercado, vendedores treinados e reciclados é de extrema importância para o negócio.

Equipe Formação de equipe de vendas

Uma empresa pode investir na melhor publicidade do mundo, fazer um trabalho apurado de construção de marca e conquistar uma posição de destaque em seu mercado. Mas se não souber, efetivamente, vender, de nada adiantarão todos os outros esforços. E um passo a passo é indispensável para que as vendas aconteçam: formar boas equipes, capacitá-las bem e dirigi-las corretamente.

As campanhas publicitárias, o trabalho de branding e o posicionamento no mercado são muito importantes e fazer parte do conjunto de ações que ajudarão a concretizar uma venda. O problema está em achar que cumprir só essa primeira parte do processo já será o suficiente.

Ter equipes de vendas bem preparadas é de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar você a selecionar os bons, treiná-los para serem ainda melhores e conduzi-los ao sucesso.

Recrutamento

Palestrante, escritor e um dos mais renomados especialistas em vendas no Brasil, César Frazão explica que o primeiro passo para um bom recrutamento de vendedores é definir o perfil ideal para as necessidades da empresa. “Ninguém que disser o perfil do vendedor ideal é X acertará, pois cada negócio tem suas particularidades. O que devemos fazer é analisar os nossos melhores vendedores e verificar quais são as características que eles têm que garantem o sucesso deles”, afirma.

Definido o perfil, como encontrar esse vendedor ideal? Existe uma série de canais onde essa busca pode ser feita: sites, agências de emprego, os murais e junto à equipe da própria empresa, rede contatos etc.

Treinamento

Também levando em conta as necessidades da empresa, você deve preparar treinamentos objetivos e torná-los regulares. O mercado está em constante evolução e é preciso que os vendedores se reciclem de tempos em tempos.

De início, identifique os potenciais de cada um e as reais necessidades de aprendizagem que eles têm. Em muitos casos, treinamentos genéricos, que oferecem o mesmo conteúdo para todos os vendedores podem não ser eficientes, por serem muito simplórios para alguns profissionais mais avançados e complexo demais para quem ainda está num nível mais baixo.

O treinamento deve contemplar técnicas de vendas. Mas tão importante quanto isso é apresentar bem o produto para sua equipe. Se eles vão vender algo, têm que conhecer todos os detalhes, inclusive os mais técnicos. Toda informação pode ser útil para atender à demanda de um cliente prestes a tomar uma decisão de compra.

Ao longo de todo processo de treinamento, é indispensável também que sejam realizadas avaliações e, se necessário, ocorram reajustes de rota.

Administração

Com a equipe preparada e capacitada, você só precisa, agora, saber administrá-la rumo ao sucesso. Mas engana-se quem pensa que isso é simples. Reconhecer o bom desempenho e premiar é tão importante quanto identificar as dificuldades e agir para auxiliar os vendedores que não estiverem indo tão bem. Tem um gerente específico para comandar a equipe de vendas também é importante, pois ele ficará integralmente dedicado a acompanhar metas, cobrar resultados e dar o suporte necessário.

Fonte: Portal dos Administradores

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